sábado, 24 de outubro de 2009

Sopas Campbell


Em 1962, Andy expôs suas sopas Campbell numa galeria em Los Angeles. Apresentou 32 latas idênticas, e pintadas com um tal realismo que pareciam fotografias; Foi uma exposição que deixou a todos atônitos; Naquele momento, essas obras eram vistas como algo muito estranho e todos se perguntavam por que o artista fazia isso.

Parecia muito banal, mas as sopas de Warhol adquirem um significado demasiadamente forte se levarmos em conta que, durante a Guerra Fria, os Estados Unidos mostravam os artistas como mero sinal de tolerância do país comparado à União Soviética, que tinha instaurado um duro dirigismo cultural com o realismo socialista, controlando os artistas e proibindo os temas que não estivessem a serviço da ideologia e propaganda do Estado.

Com essa manobra política, as obras chegaram às cotas mais altas do cenário artístico e a situação repressiva deste período histórico não foi capaz de calar a crítica e a expressividade artística, que a partir de então – essa exposição inaugurou a Pop Art – tinha essa nova forma de se expressar.

Além da popularidade da sopa, e desse novo recurso para expressar-se, a obra sugere também a representação de uma sociedade que não tinha mais tempo senão para consumir comida rápida, devido à modernidade que faz parte do cotidiano nas metrópoles. E ainda foi entendida pelos artistas expressionistas como uma forma de profanação dos conteúdos espirituais da sua arte.

As sopas de Warhol surtiram tanta inquietação que dês de então elas tornaram-se o novo ícone da cultura americana na época. Sem contar que a partir desta exposição surgiu uma vanguarda artística de extrema relevância, a Pop Art.

Nenhum comentário: